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13/02/2009 - 08h36

Não tem furo: Como reparar o seu inflável sem problema algum

 
 

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Não há incômodo mais freqüente nos botes infláveis que os vazamentos nas bananas. Um simples anzol é capaz de fazer um certo estrago. No entanto, se a avaria for pequena, seu conserto é simples e rápido, não exigindo grandes conhecimentos. Com um pouco de disposição, dá para fazer um bom reparo em pouco mais de meia hora. Para facilitar ainda mais, todos os infláveis vêm de fábrica com um kit (cola e pedaços do tecido), para auxiliar nos consertos. No entanto, há dois tipos de tecido para infláveis: borracha (também conhecida como hypalon) e PVC. E, para cada um deles, o procedimento de colagem é diferente. Veja só.

1. Pegue um balde com água e sabão. Com o barco fora d`água, limpo, seco e ainda cheio de ar, passe uma esponja com esta mistura por toda a superfície onde existe a suspeita de furo, para localizá-lo. Identificado, veja se é apenas superficial ou se atingiu, também, as camadas internas do inflável. Se o furo for pequeno, causado, por exemplo, por um anzol, continue lendo. Caso contrário, recorra a uma assistência técnica especializada, porque o kit de reparos que acompanha os barcos é limitado.

2. Retire todo o ar do barco. Depois, pegue uma das tiras de tecido que acompanham o kit e, com uma tesoura, recorte-o no formato de um quadrado. O tamanho do recorte vai depender, obviamente, do tamanho do furo.Mas, pela regra geral, ele deve ter, pelo menos, três centímetros a mais em todos os lados.

3. Pegue o tecido recortado e coloque-o sobre a área afetada para demarcar seu contorno na borracha. Para isso, use um lápis, já que canetas mancham o tecido. Perceba que os cantos do quadrado são arredondados, para evitar que as pontas se descolem.

4. Com a área já demarcada, use um dos pedaços da lixa que acompanha o kit e esfregue-a sobre a área danificada, a fim de torná-la bem áspera - porém, tomando, a precaução de afastar todo o pó de borracha que se formar. Repita o mesmo processo o tecido recortado.

5. Com um pequeno pano, de preferência branco, para não manchar a borracha, e umidecido com o solvente que acompanha o kit (e também chamado de "toluol"), limpe bem a área que foi lixada.

6. Agite bem o frasco de cola e adicione a ele um pouco do catalisador que também acompanha o kit. A proporção deve ser de cerca de 10%, como indicado no manual de instruções. Depois, com o próprio pincel, misture bem. Outra opção é usar uma tigela, de preferência de vidro, para misturar a cola e o catalisador.

7. Pincele a parte afetada e o remendo com uma camada fina da solução cola- catalisador, espere 15 minutos e pincele novamente outra camada fina,deixando secar por mais 10 minutos. Caso seque totalmente, use um pequeno pano umidecido com o solvente para reativar a cola.

8. Em seguida, aplique uma camada fina do solvente no remendo com outro pedaço de pano branco. Depois, com o mesmo pedaço de pano, umidecido com solvente, aplique no próprio barco, para "ativar" a cola.

9. Grude o remendo e, com uma espátula (ou qualquer pedaço de madeira), pressione bem, para espalhar a cola e fixar o pedaço de tecido. Depois, com o mesmo pano branco umidecido com solvente, limpe toda a área ao redor da colagem.

10. Pronto. Depois de colado, guarde-o em local arejado, protegido da chuva e não use nem infle o bote por um dia, para certificar-se de que todo o processo foi bem feito. Depois, é só encher novamente e voltar a usá-lo. A propósito, com o bote cheio, aproveite e passe uma esponja com esta água e sabão por toda a superfície da colagem para certificar-se de que o furo foi, definitivamente, tapado.

E se for de PVC?

Oprocesso de reparo dos botes com tecido de PVC é exatamente o mesmo, com exceção da colagem. Ao contrário dos infláveis de borracha, que precisam de duas aplicações de cola, os de PVC são mais sensíveis, apenas uma demão já basta. Além disso, para acelerar o processo de colagem,é usado acetona (no lugar do tuluol) e um secador de cabelos, logo após a junção do recorte de tecido (com pinceladas de cola) com a superfície afetada.

Para não ficar na mão: Algumas dicas para cuidar bem do seu inflável

  • Lave-o sempre com sabão neutro
  • Nunca guarde-o molhado
  • Aplique,periodicamente, silicone para reidratar o tecido
  • Quando exposto ao sol, fique de olho na pressão das bananas
  • Não guarde-o exposto ao sol ou à chuva
  • Não use motorização superior à recomendada
  • Na navegação, a parte central deve estar sempre bem inflada
  • Não deixe entrar água no fole de enchimento, para evitar que ela vá direto para dentro das bananas


O que vem e cada kit
Para cada tipo de tecido (PVC ou borracha), há um kit específico de reparo. Nos botes de PVC, ele vem com um tubo de 100 ml de cola, 100 ml de acetona, 10 ml de catalisador, dois pedaços de lixa fina (de cerca de 5 x 5 cm), quatro pedaços de tecido (de 10 X 20 cm),um pincel de pêlos grossos e um prático manual de instruções. Já nos botes de borracha, a única diferença está no tipo de cola, específico para o tecido emborrachado, e no tuluol, no lugar da acetona. Além disso, você irá precisar de tesoura, sabão e, no caso dos botes de PVC, de um secador de cabelos. O resto é com você.

Fonte: Revista Náutica

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